Sua marca está preparada para surfar a nova (velha) “onda” do marketing?

As pessoas estão cada vez mais consumindo música e, ao entenderem isso, as marcas têm desenvolvido suas próprias rádios, seja internamente ou terceirizando este serviço. Com a velocidade das conexões de internet cada vez mais rápidas e com a popularidade do Alexa e do Google Home, muitos influenciadores e gurus digitais, como Gary Vee, têm dito que a próxima “onda” do marketing será o audio e voice branding.

Marcas e personalidades têm criado podcasts para plataformas como Spotify, Itunes e Soundcloud, distribuindo conteúdo auditivo para os seus fãs acompanharem seus trabalhos e também criando anúncios para veicularem dentro dos aplicativos.

O que são podcasts?

O podcast é como um programa que você ouve em rádio. Sua grande diferença (e vantagem) é a disponibilidade do conteúdo. Você pode ouvir o que e quando quiser. Basta acessar as plataformas e clicar para tocar ou baixar o episódio.

Identidade sonora

Isto tudo está acontecendo por um grande motivo: atualmente muitas pessoas estão trabalhando de casa (home office) e colocam algo para ouvir enquanto desenvolvem suas atividades profissionais ou mesmo para fazerem tarefas domésticas.

No exterior, as marcas já estão se adaptando a esse nicho que está aumentando gradualmente.

Uma marca que se preocupa bastante com a questão auditiva dos seus fãs é a Urban Outfitters (site). Eles não vendem somente roupas, mas todo um lifestyle baseado no consumo de música. A playlist da marca no Spotify tem milhares de seguidores. A H&M é outra marca que aposta forte neste segmento.

O conceito de criar identidade através do som não é algo novo. Você certamente conhece o “logotipo sonoro” de marcas como Intel, Xbox, toques de celulares de várias marcas (Iphone, Nokia e Motorola), só para citar algumas.

Jingles como os do Big Mac no Brasil ou da “pipoca na panela” com o Guaraná (Antartica) são só alguns exemplos de como uma ideia musical pode marcar gerações e fortalecer o posicionamento de um produto e/ou uma marca.

Na ALRA Studio prestamos todos os tipos de serviço que destacamos neste artigo: consultoria e desenvolvimento de rádio corporativa, composição musical, desenvolvimento de música para vídeo institucional e logotipos sonoros, etc. Quer saber mais? Entre em contato via: relacionamento@alrastudio.com.br

 

 

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