As pessoas estão cada vez mais consumindo música e, ao entenderem isso, as marcas têm desenvolvido suas próprias rádios, seja internamente ou terceirizando este serviço. Com a velocidade das conexões de internet cada vez mais rápidas e com a popularidade do Alexa e do Google Home, muitos influenciadores e gurus digitais, como Gary Vee, têm dito que a próxima “onda” do marketing será o audio e voice branding.
Marcas e personalidades têm criado podcasts para plataformas como Spotify, Itunes e Soundcloud, distribuindo conteúdo auditivo para os seus fãs acompanharem seus trabalhos e também criando anúncios para veicularem dentro dos aplicativos.
O que são podcasts?
O podcast é como um programa que você ouve em rádio. Sua grande diferença (e vantagem) é a disponibilidade do conteúdo. Você pode ouvir o que e quando quiser. Basta acessar as plataformas e clicar para tocar ou baixar o episódio.
Identidade sonora
Isto tudo está acontecendo por um grande motivo: atualmente muitas pessoas estão trabalhando de casa (home office) e colocam algo para ouvir enquanto desenvolvem suas atividades profissionais ou mesmo para fazerem tarefas domésticas.
No exterior, as marcas já estão se adaptando a esse nicho que está aumentando gradualmente.
Uma marca que se preocupa bastante com a questão auditiva dos seus fãs é a Urban Outfitters (site). Eles não vendem somente roupas, mas todo um lifestyle baseado no consumo de música. A playlist da marca no Spotify tem milhares de seguidores. A H&M é outra marca que aposta forte neste segmento.
O conceito de criar identidade através do som não é algo novo. Você certamente conhece o “logotipo sonoro” de marcas como Intel, Xbox, toques de celulares de várias marcas (Iphone, Nokia e Motorola), só para citar algumas.
Jingles como os do Big Mac no Brasil ou da “pipoca na panela” com o Guaraná (Antartica) são só alguns exemplos de como uma ideia musical pode marcar gerações e fortalecer o posicionamento de um produto e/ou uma marca.
Na ALRA Studio prestamos todos os tipos de serviço que destacamos neste artigo: consultoria e desenvolvimento de rádio corporativa, composição musical, desenvolvimento de música para vídeo institucional e logotipos sonoros, etc. Quer saber mais? Entre em contato via: relacionamento@alrastudio.com.br