A ciência da música em nosso cotidiano

A sonorização de ambiente, embora pareça algo novo para a maioria, é algo não tão recente. Mesmo não sendo um exemplo muito positivo, a música de espera em call centers e telemarketing é um exemplo de sonorização usada, no entanto de maneira inadequada em minha opinião. Por quê inadequada? Ora, a escolha dá música não é das mais criteriosas para entreter alguém já aborrecido por algum problema que motivou a ligação e nem é das mais estimulantes para um cliente que busca a compra de um produto ou a contratação de um novo serviço.

Existe muita ciência na escolha de uma sonorização ambiente ideal ou na criação de uma identidade musical para uma marca, produto, site, projeto de marketing, etc. É importante que não se confunda desconfiança na geração de resultados com desconhecimento sobre o assunto, pois certamente o leitor já se pegou mais eufórico por conta de alguma música, tem uma playlist pessoal para trabalhar ou praticar atividade física, já se lembrou de alguém importante ou algum momento marcante apenas ouvindo os primeiros acordes de uma canção.

A música é aplicada visando uma infinidade de sentimentos, você certamente já tentou se concentrar ouvindo algumas músicas das quais você sabe a letra e acabou tendo sua produtividade prejudicada por cantar mais do que se concentrar no que estava fazendo. Pois é, o erro foi na forma com que usou a música e não utilização dela. Podemos comprovar este fato nas canções entoadas por escravos quando trabalhavam, por marinheiros e seus cânticos de navegação e por soldados e suas marchas.

Estudos científicos sobre a persuasão através da música existem em abundância, porém busco dar ao leitor uma visão mais cotidiana dos argumentos técnicos apresentados nesses estudos para facilitar a relação desses benefícios dentro do empreendimento que possuem, seja na sala de espera de uma clínica, seja na apresentação de um projeto virtual à um cliente, seja como parte da ambientação dentro de uma loja, restaurante, doceria, salão de beleza, hall de um hotel ou condomínio, seja no entretenimento dos filhos de um cliente enquanto ele realiza uma compra, um atendimento ou faz uma refeição, a música é efetiva até na redução do stress de uma equipe de trabalho. Não há limites tanto para a aplicação da música quanto para sua eficiência na melhora de resultados.

A ALRA STUDIO é guiada por esses princípios e movida pelos benefícios que consegue gerar aos seus parceiros. A transformação através da música está em nosso nascimento e é vista diariamente tanto por nossa equipe, quanto pelos nossos clientes e pelos clientes de nossos clientes. Estamos sempre abertos ao diálogo para mostrar aos interessados formas de aumentar seus ganhos investindo baixos valores nas ferramentas certas, sendo a música a principal delas.

 

Marcelo Peçanha

Diretor Comercial e de Relacionamento da ALRA Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *